sexta-feira, 18 de julho de 2014

Estudando história para o vestibular...


Estou voltando ao mundo do vestibular e sabe qual a matéria que mais amo estudar? HISTÓRIA, adoro  aprender mais sobre esse universo. Então resolvi listar algumas dicas para estudar os maiores acontecimentos do mundo e do Brasil de forma bem leve, usando livros, documentários e filmes.





Temos grandes livros à disposição para conhecer tanto a historia do Brasil, como a do mundo. Abaixo alguns dos meus favoritos:


O escritor Laurentino Gomes publicou uma trilogia que relatam de forma nunca antes revelada a rica história do nosso país, é claro que não foi um trabalho fácil, longe disso, foram anos de pesquisas em documentos históricos e relatos. Os três livros deveriam ser disponibilizados nas escolas do Brasil,  iriam ajudar e muito a melhor compreensão dos alunos.

1- O livro 1808 relata a fuga - para fugir da forte tropa de Napoleão Bonaparte - da família real portuguesa para o Brasil, até a volta deles no ano de 1821.
2- 1822, mostra todos os aspectos do Brasil antes da independência até os anos que precederam a mesma e como foi difícil para o Imperador Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon – não precisava ser tão longo, rs - proclamar a tão sonhada Independência do Brasil e de como aquele quadro que mostra Dom Pedro com tanta pompa é errôneo.  
3-  Em 1889, a narração gira em torno da Proclamação da República, descrevendo de forma minuciosa e bastante esclarecedora do antes e depois da queda da Monarquia e toda a relação de Deodoro da Fonseca com esse movimento.

4 -  O Nazismo já é algo que deixa a todos angustiados e como seria esse período na visão de uma criança? Em O menino do pijama listrado, Bruno um menino de nove anos conhece por meio da amizade o período mais doloroso da nossa história, vendo a realidade de pessoas com uma cultura e sociedade diferentes.
 5- Uma Breve História do Mundo destaca o surgimento do homem, as escolhas que o ajudaram a passar por diversas transformações, a criação das principais religiões, como foi dado o crescimento do Egito e as lições que o povo grego deixou para a humanidade. Fiquei chateada por ter apenas 342 páginas.
6- Somos levados em nossos estudos da história a conhecer a 2ª Guerra Mundial pela visão do vencedor, mas o livro Inferno, o mundo em guerra 1939-1945 é narrado por pessoas de vida simples e como a guerra transformou cada pessoa. Hestings utiliza diversos artifícios para abranger essa temática, como imagens e depoimentos que enriquecem ainda mais os nossos conhecimentos.





Escolhi três filmes que contam a história da humanidade:
 7-  300 é um dos melhores filmes do gênero. Contando a história da guerra entre Esparta, liderada pelo Rei Leônidas e Pérsia, liderada pelo Rei Xeres, o rei espartano tinha apenas 300 homens da sua guarda pessoal para contra-atacar o exército de Xeres, que tinha um número maior de soldados. Um filme com uma maravilhosa produção, é incrível e te deixa fascinado pela história dessa guerra histórica, eu me imaginei lá - usando uma capa de invisibilidade,rs-.
8- "A lista de Schindler", fui do ódio ao amor pelo Oskar Schindler, um homem rico que é adepto do Nazismo, mas por sua solidariedade acaba ajudando dezenas de Judeus durante o Holocausto. Você não vai piscar enquanto estiver assistindo ao filme, sem falar da atuação do ator Liam Neeson – o Schindler – que foi extraordinária,conseguindo transmitir as mais diversas emoções.
9-  PERFEITO é essa a palavra certa para descrever Tempos Modernos do cineasta Charles Chaplin e que ao mesmo tempo interpreta um personagem que passa pela renovação da economia mundial, a Revolução Industrial. O mais incrível é a não utilização da oralidade, apenas com gestos e atitudes ele crítica o capitalismo e o ardo trabalho de um industriário.




O canal Discovery Channel já fez inúmeros documentários sobre a história mundial, mas os dois que eu mais gosto são “As Cruzadas” e “A Revolução Francesa”, com imagens incríveis e depoimentos de historiadores renomados, ficamos fascinados com os acontecimentos que cercam esses eventos. No caso das cruzadas, temos a noção dos verdadeiros interesses da Igreja Católica e qual o real poder do Papa naquela época.
A Revolução Francesa foi uma das “batalhas” mais sangrentas da humanidade.
Enquanto o Clero e a Aristocracia viviam cercados pelo luxo, os Camponeses vivenciavam a pobreza e viam a fome de perto, então durante o século XVIII chegou o tal Iluminismo, um movimento que ajudou a população a pensar com o seu próprio cérebro, sem ter influência da sociedade da época.






 
  
Espero que tenham gostado das dicas...




2 comentários:

  1. Ótimas dicas, Myrlen!

    Eu gosto muito de história (é uma matéria até que gostosa de estudar)! Eu já li "O menino do pijama listrado", e, além de tratar de um período muito importante, também é um livro tocante e maravilhoso!

    Um beijo,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir