quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O Teorema Katherine

ISBN: 9788580573152
TÍTULO: O teorema Katherine
AUTOR: John Green
EDITORA: Intrínseca
ANO: 2013
PÁGINAS: 304

Sinopse

Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam. Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Opinião: O Teorema Katherine é a segunda obra do autor norte-americano John Green que eu leio. Quando vi a sinopse do livro eu já fiquei extremamente curiosa depois de receber indicações no Skoob, um fato que chamou ainda mais a minha atenção foi por trata-se de uma narrativa divertida, com um humor inteligente , tudo isso para explicar de forma mais irreverente a tal complexidade de um-término- relacionamento.

Colin estava convencido de que o mundo continha exatamente dois tipos de pessoas: os Terminantes e os Terminados. (...) Pode ser que um Terminante nem sempre parta o coração de alguém e um Terminado nem sempre tenha o coração partido. Mas todo mundo segue uma tendência.


Colin Singleton, possui uma estranha e curiosa “habilidade” de namorar meninas com o nome K-A-T-H-E-R-I-N-E, ao todo de seus 17 anos ele havia namorado um número expressivo de 19 Katherines, cada relacionamento tornou-se relativamente igual –aparentemente- , seu desfecho era: As Katherine’s terminava com ele. Mas nenhuma outra o deixou tão triste e com várias ideias do motivo pelo qual ele era “abandonado” como a Decima nona Katherine, com o final desse namoro e com a angustia por não ter um feito importante para mudar a humanidade, ele acaba decidindo colocar o pé na estrada e ir à busca das mais inúmeras respostas, juntamente com Hassan e seu “Rabecão do Satã”. Após percorrem inúmeros quilômetros eles acabam chegando a uma cidade chamada Gutshot no Tennesse, em busca do túmulo do Arquiduque Francisco Ferdinando, o “turismo” pela cidade vai ser com a ajuda de uma moça chamada Lindsay, que em primeiro plano parece ser bastante avoada, mas que por final acaba tendo uma grande importância para o desfeche da trama. Durante a sua estadia em Gutshot ele ficará hospedado na casa da mãe de Lindsay, Hollins (essa dupla trás inúmeros diálogos um tanto que hilários), juntamente com Hassan. Seu plano de criar esse tão adorado Teorema – Mas será que no final das contas ele quer realmente uma resposta?- fica ainda mais vivo e mais próximo de uma teoria correta.


"Lindsey tossiu, murmurou "babaquice", e então tossiu de novo. Hollis arregalou os olhos. - Lindsey Lee Wells, bote agorinha mesmo uma moeda de 25 centavos no pote do palavrão! Merda - Lindsey disse - Caralho. Porra. - Ela foi lentamente até a moldura da lareira e colocou uma nota de um dólar num pote de vidro com tampa.- Tô sem moeda, Hollis - ela disse."

Apaixonei-me pela forma engraçada e complexa que o John encontrou para contar esse carma na vida do Colin, o melhor é que mesmo usando a matemática para explicar a teoria, ele tornou a leitura gostosa, e nenhum pouco entediante.

O livro trás vários gráficos que Colin fez para explicar o seu tão estimado “Teorema”, mas não fique preocupado se você não entender muito bem todos eles, no final do livro um amigo do John e professor de matemática acaba explicando passo a passo dos gráficos, não só isso, pela linguagem Nerd do livro, quando necessário o rodapé do livro vem explicando de forma divertida os termos usados durante toda a narrativa.

“E no espaço criado por essa distância, havia espaço suficiente para se reinventar...espaço suficiente para se transformar em algo.”

4 comentários:

  1. Oi,
    Nossa esse livro esta na minha lista de desejado desde do lançamento, mas ainda não tive tempo de ler. :(
    Adoro esse universo nerd! rs
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não amar esse mundo nerd?Rs
      Obrigada pelo comentário!!
      Beijos!!!!

      Excluir
  2. Nossa! Esse livro parece ser muito perfeito! Fiquei com uma imensa vontade de ler ^^
    Matemática e Literatura deve ter ficado muito otimo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que ficou, foi uma junção mais que perfeita!
      Bjs Dani ^^

      Excluir