terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Belo Desastre por Jamie McGuire

Título: Belo Desastre
Original: Beautiful Disaster            
Autor: Jamie McGuire
ISBN: 9788576861911
Editora: Verus
Páginas: 392 
Categoria: Romance

Classificação:
 


Sinopse:

A nova Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade.
Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura

Resenha:

Belo Desastre é um livro classificado como "New Adult", com uma narrativa audaciosa, Jamie faz o leitor não querer em nenhum momento fechar o livro, o faz esboçar as mais diversas emoções- seria inevitável não tê-las-, com todos os embates envolvendo os protagonistas, ela em nenhum momento desquilibrouo o rumo da história. É impossível não apaixona-se, admito que antes eu tinha repulsa e desdém, mas as deixei de lado e derrubado qualquer pré-opinião.

O enredo apresenta a história de Abby Abernathy, uma jovem que é aparentemente ingênua, tímida, aversa a qualquer tipo de badalação, não uma condição, mas sim uma escolha. Quando ela decidiu sair da sua antiga cidade, juntamente com a sua amiga America, queria apenas deixar o seu passado o mais distante possível, abandonar os seus antigos demônios, viver longe de conversas alheias, sem os olhares de pessoas que acham conhecer sua vida, mas todo esse desejo fica ameaçado quando ela conhece o garanhão da faculdade, Travis Maddox.

“-Você ia me dizer por que optou pela Eastern- Travis continuou.
-É difícil explicar- respondi, dando de ombros. – Só parecia certo.
Ele sorriu e abriu o cardápio.
-Sei o que você quer dizer.” [pág. 30]

Um típico Bad Boy de filmes americanos - atraente e sedutor-, idolatrado pelos garotos, amado/desejado pelas garotas, “todas” querem ter a oportunidade de conhecer o (quase) irresistível Travis e seu mais que usado sofá. Mas quando Travis (Cachorro Louco) Maddox apelido que ele carrega por ser o astro do círculo, uma espécie de ringue irregular que ocorre em porões de diversas faculdades. Durante a comemoração de mais uma vitória, o olhar dele encontra uma garota -Abby- que acabara de receber uma enxurrada de sangue do perdedor e sem nenhuma explicação ele a chama de Beija-Flor (que raio de apelido é esse?!)

Os dois protagonistas são a antítese um do outro, ela é a garota que quer viver longe dos holofotes, prefere ficar em sua zona de conforto, diferentemente de Travis, ele não é do tipo que gosta de ser discreto, condição que faz os olhares estagnarem sobre ele, os de admiração e desejo. E Abby não é um desses olhares,deixando Travis bastante intrigado,  o levando a querer fica ainda mais perto dela!


Mas como ele pode fazer isso? Simples, ele propõe uma aposta! Que levaria Abby a ficar um mês no apartamento que ele divide com o seu primo Shepley – e namorado de America-, e o que acontece? Sim, ela acaba perdendo e fica por um mês no apartamento dele. Tudo começa com uma grande amizade, um conhecendo o outro melhor, suas verdadeiras faces ficam ainda mais evidentes.

“-Aos babacas! – ele exclamou, fazendo um gesto em direção a Brad.
-E às garotas que partem o coração da gente – ele curvou a cabeça para mim. Seus olhos tinham perdido o foco.
– E ao horror de perder sua melhor amiga porque você foi idiota o bastante para se apaixonar por ela.” [pág. 341]

Belo Desastre é sem dúvida um livro intrigante, a relação dos protagonistas não é típica de contos de fadas, alguns tabus que reinavam no mundo literário são quebrados na narrativa incrível da Jamie, Belo Desastre mostra um relacionamento da vida real, com momentos conturbados, com pessoas de personalidade totalmente opostas, com qualidades e defeitos, que cometem erros e acertos, com altos e baixos.

Recomento e muito o livro, são encontros e desencontros, em certo momento tudo são flores, mas em outro, uma série de acontecimentos eletrizantes modifica o estado de espirito dos dois – não só deles, mas te todos que convivem com eles-. Lógico que em vários capítulos iremos conhecer a relação deles com bebidas, baladas, entre outros.






E tudo melhora com a “Mesma História” contada pela visão de Travis. Algumas lacunas do seu passado preenchidas, temos vislumbres da sua infância. Passamos a amar seus irmãos. E a historia não tem nada de repetitivo, é apaixonante perceber o tamanho do amor que ele tem por sua Beija-flor, a complexidade dos seus pensamentos e reações quando estão separados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário