quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Um Porto Seguro por Nicholas Sparks


Título: Um Porto Seguro
Original: Safe Haven           
Autor: Nicholas Sparks
ISBN: 9788581630045
Editora: Novo Conceito
Páginas: 392 
Categoria: Romance

Sinopse:
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a dois relacionamentos relutantes: um com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, o outro com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio. 

Resenha:
 
Não é o primeiro livro que leio do Nicholas, mas sem dúvidas é um dos melhores escritos por ele. Não restam dúvidas, ele encontrou outra forma de narrar “Um Porto Seguro”, deixando de narrar à parte final como um velocista -estilo Usain Bolt- e descrevendo da melhor forma possível a história intrigante e de tirar o folego.


Em “Um Porto Seguro” conhecemos a história de Katie: uma jovem misteriosa e intrigante, qualidades que deixam o leitor com o cérebro martelando para descobrir qual o seu grande segredo, desejando encontrar em cada frase a sua verdadeira história. Ela chega de uma forma bem anormal em Southport-Carolina do Norte, trazendo consigo uma única peça de roupa, sem bagagens, com um olhar triste e distante, ela tenta e quer viver isolado do mundo, não pretende e nem quer criar laços com qualquer tipo de pessoa. Mas será que todo esse desejo pode torna-se realidade?

“Katie desviou os olhos do casal feliz, desejando poder apagar sua memória para sempre e nunca mais voltar a ter aquela sensação. “[Pág. 16]

Creio que não! Isso porque ela acaba conhecendo Jó uma moça bastante comunicativa que acabou de alugar uma cabana (igual da Katie) caindo aos pedações, ela tenta de todas as formas quebrar essa parede erguida por Katie, sabe aquele ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”? Então é isso que acontece, em cada conversa ela se permite construir um laço de amizade que será importante para essa “nova” Katie.


Não é apenas Jó que faz essa parede começar a ser derrubada, outra pessoa que a ajuda é Alex, um jovem viúvo, dono de uma mercearia, charmoso e com muitos cabelos grisalhos. Sua vida mudou de forma irrevogável quando sua esposa faleceu e o deixou com dois filhos pequenos para criar -Josh e Kirsten-, as pessoas que ele mais ama na vida.

Por seus diversos traumas – ainda desconhecidos- Katie tenta de todas as formas não se encantar por Alex, mas ela começa a compreender que ele nem de longe parece com a pessoa que a machucou no passado. Um homem cheio de qualidades cativantes, uma delas é a cumplicidade, um dos pontos que faz Katie começar a construir uma relação linda de amor, um homem que estará ao seu lado em todos os momentos, ela não liga para as coisas que ela acha ter feito, apenas quer viver ao lado da mulher que o permitiu construir uma nova vida

“Todo mundo tem um passado, mas ele se limita a ser apenas o passado. Você pode aprender com ele, mas não pode mudá-lo.” [Pág. 160]

É sem duvidas uma história eletrizante, prendendo o leitor a cada capitulo -principalmente nos capítulos finais- permitindo as emoções transbordarem, lágrimas despencam sem serem convidas, teremos algumas boas reviravoltas e muitas surpresas.

Classificação:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário