sexta-feira, 11 de julho de 2014

Jogos Vorazes, por Suzanne Collins

Título: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
ISBN:
9788576861980
Editora: Rocco
Páginas:
398
Ano: 2008


SINOPSE:

Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?  

Classificação: 



 
Uma obra da escritora americana Suzanne Collins, Jogos Vorazes é uma narrativa que usa como estilo literal a “distopia”, essa literatura frisa de forma concisa um governo totalitário.O livro é dividido em três partes: “Os Tributos”, “Os Jogos” e “O Vitorioso”, que apresentam o leitor a um país chamado Panem  “construído” após inúmeras catástrofes naturais e ao fim dos Estados Unidos ou seja, uma obra futurista. O país é subdividido em 12 distritos e governado pelo tirano Presidente Snow. Cada distrito possui sua importância para a economia do país, porém são tratados de forma desigual.

Após Panem surgir das cinzas, a população que morava nos distritos se rebelou contra a Capital, os tais “Dias Escuros” - uma rebelião que não saiu como o esperado-. O que deu ao governo mais poder sobre a população e para mostrar isso, eles criaram os “Jogos Vorazes”, uma espécie de Olimpíada. Ao criar os jogos, o governo deixava claro que a população era submissa a ele (deixando os seus filhos morrerem e sendo obrigados a assistir aos jogos) e que os Dias Escuros não deveriam acontecer novamente. Os jogos são disputados por  12 distritos e em cada um deles é escolhido por meio da “Colheita” dois participantes – um menino e uma menina- são 24 ao todo e cada um usa a arma que possuiu para matar os seus oponentes e vencer essa competição sangrenta.

“- Eu me ofereço! – Digo eu, arquejando. – Eu me ofereço como tributo!” [Pág. 29, Katniss]

A narrativa é toda contada pelo ponto de vista de Katniss Everdeen, uma jovem de apenas 16 anos e que tem a função de sustentar a irmã e sua mãe. Logo no inicio conhecemos a vida dos habitantes daquele distrito, suas mazelas e o esforço para levarem uma vida “normal”. Mas a vida de Katniss muda radicalmente no dia da escolha oficial dos tributos do 12, não, ela não foi a sorteada, mas se ofereceu como tributo no lugar de sua irmã mais nova Prim e o menino que vai aos jogos com ela é Peeta Mellark, um jovem padeiro, inteligente, altruísta e que vê além dos nossos olhos.

“Não, quando surgir a oportunidade, tenho certeza de que vou matar como qualquer outro tributo. Não posso cair sem lutar. Só fico desejando que haja alguma maneira de... de mostrar à Capital que eles não mandam em mim. Que sou mais que somente uma peça dos jogos deles.[Pág. 156, Peeta Mellark]  

Digo aqui que é a melhor saga que eu já li - depois de HP, rs -, Katniss é um personagem fora do normal, estamos acostumados com aqueles livros que a mocinha é intocável, sem erros, longe disso, ela é um ser humano como qualquer um, deixa claro seus medos, suas angustias, certezas e incertezas, uma verdadeira heroína no melhor sentido da palavra. 

A Collins não me fez ler jogos vorazes, me fez vivê-lo, os capítulos são alucinantes e tiram o folego do leitor. Não sei como, mas a escritora teve a sensibilidade e astucia para descrever as ações de cada tributo, algumas mortes foram horripilantes.

Recomendo a leitura de Jogos Vorazes, tenham a certeza que a imaginação de vocês vai trabalhar como nunca, suas madrugadas vão ser curtas, você vai viver e ter todas as sensibilidades dos personagens. Não é algo surreal, é uma critica ao nosso julgamento de sociedade ideal, será que vivemos realmente em uma democracia ou só somos levados a acreditar nisso? Talvez muitos cidadãos ainda vivem em uma alucinação alarmante, é disso que se trata Jogos Vorazes


 


Um comentário: